mércores, 16 de setembro de 2020

Um rendimento básico europeu para que Nunca Máis ninguém fique atrás

            ver imaxe                      .es             .gal                                                      


Este 25 de setembro, terá início uma recolhida oficial de assinaturas em apoio a uma Iniciativa de Cidadania Europeia, que obrigaria a Comissão Europeia a definir-se expressamente sobre Rendimento Básico Universal, Incondicional, Individual e Suficiente.

E que vém sendo isso de uma Iniciativa Cidadá Europeia? Pois uma Iniciativa Cidadá Europeia (ICE) é semelhante à nossa Iniciativa Legislativa Popular, permitindo que uma proposta seja apresentada ao Parlamento Europeu para o seu debate e eventual aprovação (1)

Para que se tenha em conta, ele deve atender a determinadas condições, especificamente, a coleta de 1 milhão de assinaturas que apóiem a iniciativa. As assinaturas devem ser avaladas por cadanseu documento de identidade de cidadãos europeus (DNI no Reino da Espanha) e devem ser coletadas em pelo menos 7 estados diferentes da União Europeia (UE) nos quais deve acadar um número mínimo de assinaturas (número que é divulgado no Regulamento do ICE e que depende da respetiva população) O prazo para recolha de assinaturas é de 1 ano.

O site de assinatura é gerido pela própria Comissão Europeia e, para além de ser fácil de utilizar, é, obviamente, seguro e não permite fraudes. É esta página que será ativada em 25 de setembro: https://es.eci-ubi.eu/

Se a campanha for bem-sucedida, tanto a Comissão Europeia como o Parlamento Europeu devem conceder uma audição aos organizadores do ICE e decidir se apoiam ou não a proposta e que medidas adicionais irão tomar para a implementar.

O objetivo da ICE a favor do Rendimento Básico, aprovado por decisão da Comissão Europeia que podemos ver no link da nota (2), é introduzir um rendimento básico incondicional em toda a UE que garanta a existência material de cada pessoa e a oportunidade de participar na sociedade como parte de sua política econômica.

Não há dúvida de que a adoção desta Iniciativa significaria, para além de uma redução significativa dos níveis de desigualdade, um reforço de políticas destinadas a reduzir as disparidades regionais e a reforçar a coesão económica, social e territorial da UE, o que significaria uma mudança de rumo na sua situação actual, para uma maior Europa dos cidadãos e dos povos em troca da actual Europa das empresas e dos Estados.

E o que vém sendo uma Renda Básica? Pois a Renda Básica consiste em uma renda regular e suficiente (acima da linha da pobreza) para toda a população, sem qualquer condição, e de receiçom  individual.

Mais especificamente, a renda regular deve ter as características de Suficiente, Universal, Individual e Incondicional.

I) Suficiente: A cantidade deve ser suficiente para permitir viver com dignidade, acima da linha da pobreza (60% da renda média no território de implantação)

II) Universal: Para todos os residentes credenciados no território.

III) Indivídual: Ou seja, seria recebido pelo próprio indivíduo e não pela família ou qualquer outra comunidade mais ou menos extensa.

IV) E, provavelmente o mais polémico, o rendimento básico incondicional, parte d desapariçom dos subsídios condicionais, nomeadamente as Rendimento de Integração, Desemprego de longa duração, Pensões não contributivas, etc. Cabe esclarecer que substitui esse benefício quando for menor, permanecendo ao contrário.

E uma observação importante, é claro que uma renda básica sem a rede do estado de bem-estar (saúde, educação, dependência e serviços sociais) nunca seria uma renda suficiente e, portanto, foi explicitamente incluída nos estatutos da Rede Internacional de Renda Básica no congresso de Seul do ano de 2016 e do Reino de Espanha desde o congresso de Zaragoza em novembro de 2017 (“Opomo-nos à substituição dos serviços ou direitos sociais, se esta substituição piorar a situação de pessoas relativamente desfavorecidas, vulneráveis ou de baixos ingressos”).

Mas, é possível a RB? Existem estudos sérios que demonstram sua viabilidade. Considero especialmente ilustrativo o realizado por Arcaróns, Raventós e Torrens a partir de uma reforma do Rendimento das pessoas físicas (IRPF) e o aforro em subsídios que somam valor inferior ao RB. Mais informações sobre o estudo, recentemente atualizado, podem ser vistas na página da Rede Renda Básica (3)

E é necessária? Como dicía no início da pandemia, no dia 17 de março, o Coletivo Cidadá pela RB da Corunha: (4) “É claro que a crise socioeconômica que começou em 2008 não havia acabado para a maioria da população, sob desemprego ou trabalho precário, a regulamentações laborais cada vez mais desfavoráveis, ou transformadas em falsos o autônomos. Mas agora, estamos enfrentando uma crise saniotária, o Coronavirus, que vai agravar a crise socioeconômica, especialmente para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. 

O tempo decorrido dá-nos a razão. A medida tomada pelo governo, a Ingreso Mínimo Vital infelizmente chegou tarde e está se mostrando ineficaz diante da gravidade das situações geradas pela pandemia. Uma situação que não vai melhorar. São necessárias medidas mais corajosas, mais rápidas e menos burocráticas. Nesse sentido, preconizamos a implantação de uma Renda Básica de Emergência. Modelo semelhante ao coletado pela Rede de Renda Básica no link da nota (5)

Certamente esta Iniciativa Europeia não é uma solução a curto prazo, mas está no caminho de encontrar uma solução permanente para esta grave crise que atravessamos. Não só a crise provocada pelo Coronavírus, mas a crise da mudança tecnológica, a crise dos problemas ambientais, a da precariedade dos empregos e que nos permita caminhar com dignidade rumo à necessária economia dos cuidados.

Por este motivo, encorajo-vós a assinar a prol da "Iniciativa de Cidadania Europeia para a Introdução do Rendimento Básico Incondicional (RBI) em toda a UE".


Enlaces mencionados e outros de interese

1) Definição de Iniciativa Cidadá Europeia: https://europa.eu/citizens-initiative/initiatives/details/2020/000003_pt

2) Aprovação da Iniciativa de Cidadania Europeia para introducir o Rendimento Básico Incondicional (RBI) em toda a UE https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:32020D0674&from=PT 

(3) Financiamento da RB: http://www.redrentabasica.org/rb/que-es-la-rb/financiacion-de-la-rb/ 

(4) Comunicado do Colectivo Cidadá pola RB da Coruña do 17-03-2020: https://www.facebook.com/235346897150210/photos/a.412548896096675/521294165222147/

(5) Modelo de Renda Básica de Emergência: http://www.redrentabasica.org/rb/ante-la-crisis-social-y-economica-se-necesita-con-emergencia-la-renta-basica-manifiesto-unitario/


Outras páxinas de interese

(6) Página do Reino de Espanha sobre a ICE pela RB europeia: https://rentabasicaincondicional.eu/

(7) Página dos Colectivos Cidadáns pela RBU de Galiza: https://colectivoscidadansrbu.wordpress.com/

Facebook dos Colectivos Cidadáns pela RBU: https://www.facebook.com/Colectivos-cidad%C3%A1ns-pola-Renda-B%C3%A1sica-Universal-251452571708259/

As seguintes entradas deste blogue vão-se publicar unicamente em https://abieito-blog-gal.blogspot.com

As seguintes entradas deste blogue vão-se publicar unicamente em:  https://abieito-blog-gal.blogspot.com